AVEF

Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso

AVEF EM DESTAQUE NO RANKING 2017

A Escola Básica de Fragoso foi notícia em vários órgãos de comunicação, locais e nacionais, pelo lugar de destaque alcançado no ranking das escolas relativos às Provas Finais de 2017.

A Escola, inserida num contexto sociocultural e económico pouco favorecido, alcançou a média de 3,53, posicionando-se no 87.º lugar a nível nacional, de acordo com a listagem do jornal Publico (que não contabilizou as escolas com menos de 50 provas), ficando em 1.º lugar a nível concelhio (2.º lugar se for contabilizado o Conservatório de Música de Barcelos) e 7º lugar a nível distrital (2.º lugar nas escolas públicas).

Saliente-se, ainda, que esta escola foi a que obteve melhores resultados comparativamente às escolas das redondezas, quer do concelho de Viana do Castelo, quer do de Esposende.

Independentemente do valor atribuído aos rankings anualmente publicados (até porque variam de jornal para jornal, conforme as leituras dos resultados e os pressupostos de análise), estes resultados não podem deixar de ser realçados, só sendo possíveis, na opinião do diretor, Manuel Amorim, devido “em primeiro lugar ao trabalho desenvolvido pelos alunos e, em segundo, a todo o investimento que a escola tem feito para proporcionar as melhores condições aos seus alunos, reforçando a oferta de escola com salas de estudo, espaços de consolidação das aprendizagens, e aulas de preparação para as provas”. Por sua vez, a presidente do Conselho Geral e delegada da Área Disciplinar de Matemática, Isabel Rodrigues, acentuou “o trabalho desenvolvido em prol dos alunos, fornecendo-lhes material para aprofundamento e supervisionando a sua execução, na aula ou enviando as soluções dos exercícios, fomentando, assim, o estudo autónomo e sistemático”.

Estão de parabéns os alunos, em primeiro lugar, os alunos e toda a escola, pois estes resultados dependem dos diferentes intervenientes, de acordo com a responsabilidade de cada um.

José Reis